Academia de Verão 2018

A Academia decorre durante o mês de Julho, em regime de residência artística prática e intensiva. Destina-se a artistas e estudantes de arte.

O programa é orientado pelos artistas André Almeida e Sousa, Paulo Brighenti, Miguel Ferrão, Ana Lúcia Natividade e a artista convidada Francisca Carvalho. A Academia inclui sessões teóricas com o filósofo Manuel Rodrigues, a tutoria da artista Francisca Carvalho, a visita do artista João Paulo Serafim, Sancho Silva e de outros convidados, comissários e artistas, para apresentarem o seu próprio trabalho.

Programa e Objetivos: Organização, realização e montagem de um projeto artístico, a partir de um exercício proposto relacionado com a luz do dia e a noite no espaço exterior, no pátio da escola Manuel da Maia, local onde serão montados os projetos. São aceites propostas alternativas à localização da montagem dos projetos no pátio da escola desde que estes se enquadrem nos objetivos da Residência. Todos os projetos serão acompanhados e debatidos coletiva e individualmente em reuniões regulares.

Prémio / Bolsa de Estudo: Durante a exposição final um júri, composto por dois artistas convidados e por um representante da Livraria Sá da Costa, irá selecionar dois dos projetos em exposição, os autores dos projetos receberão cada um, uma bolsa de estudo no valor de 50% das propinas para frequentarem a Residência Artística na MArt no ano letivo de 2018/2019.

Requisitos: Os candidatos terão de apresentar um portfólio em pdf com 10 imagens. Serão aceites trabalhos em Pintura, Desenho, Escultura, Instalação, BD, Ilustração, Vídeo, Fotografia e Performance. Marcação de entrevista quando necessário.

Preço: 194,5 | seguro: 5,50

Datas:

- 2 de Julho, reunião geral para dar as boas vindas e apresentação das linhas gerais do trabalho a realizar durante a Academia.

- 3 a 25 de Julho- Realização dos projetos.

- 25 e 26 de Julho- Finalização da montagem dos projetos no pátio da escola.

- 27 de Julho, sexta-feira- Inauguração da exposição das 19h às 23h.