Orientações pedagógicas

As orientações curriculares têm em conta que as capacidades de aprendizagem e de desenvolvimento de cada aluno são heterogéneas. A MArt ministra um ensino individualizado, a cada aluno são propostos desafios que devem ser enfrentados de acordo com as suas capacidades e os seus objetivos de aprendizagem. Nas aulas de cada disciplina estão reunidos os alunos dos diferentes níveis de aprendizagem, juntando artistas em fase de iniciação, amadores e profissionais em cada turma.

Os diferentes níveis de ensino pressupõem uma progressão técnica e teórica: no primeiro nível são lecionadas as noções fundamentais da disciplina, as suas técnicas e práticas e o seu enquadramento histórico. No segundo nível promove-se a construção de um corpo de trabalho e de um processo de investigação autónomo. No terceiro nível, a Residência Artística, explora-se a prática artística em contexto de atelier e a sua relação com o meio artístico e cultural, profissionalizando os métodos e os procedimentos, da criação, produção e apresentação pública.

As atividades do programa da Residência Artística, a par com os objetivos dos cursos regulares, partem do princípio que a prática artística desenvolvida no atelier deve ser realizada num contexto aberto e disponível à interação e à partilha de experiências com outros intervenientes do meio artístico e cultural em que os artistas se inserem. Pretende-se por isso que que os participantes conheçam e melhorem os seus métodos de trabalho na organização, apresentação e comunicação das suas obras e criações, num contexto local ou a nível global, em espaços de exposição físicos alternativos ou institucionais, em meios de comunicação e no espaço virtual, web sites e redes sociais.