Residência Artística

2018/2019

Programa anual destinado a artistas e estudantes de arte onde se explora a prática artística em contexto de atelier e a sua relação com o meio artístico e cultural. Promove-se o aprofundamento do trabalho autoral através de um regime intensivo de investigação prática e teórica.

Todos os projectos serão acompanhados e debatidos colectiva e individualmente em reuniões regulares com os tutores André Almeida e Sousa, Paulo Brighenti, Ana Natividade, Miguel Ferrão e outros artistas, curadores e críticos convidados. Os resultados da residência artística serão apresentados em exposições e ateliers abertos, agendados ao longo do ano lectivo, onde serão trabalhados os aspectos relacionados com produção, montagem e divulgação.

O programa inclui espaço de atelier permanente, organização de portfolio e participação nas exposições organizadas pela MArt. Os participantes têm acesso a todas as aulas incluídas nos programas de desenho e pintura, aulas de modelo, desenho no exterior, problemáticas da arte contemporânea e ainda aulas com artistas convidados. Os artistas residentes participam no trabalho pedagógico da escola, orientando aulas para jovens, ou nos ateliers da MArt ou em parceria com outras instituições.

A frequência é anual e pode ser renovada conforme o projeto e os objetivos do participante. O programa completo tem a duração de um ano lectivo, de 1 de Setembro a 30 de Junho. As inscrições estão abertas ao longo do ano consoante o número de vagas.

Propinas 2018 / 2019: 50,00 de inscrição, 5,50 de seguro e dez mensalidades de 194,50 euros. A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição. As restantes mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

Requisitos: Os candidatos terão de apresentar um portfolio com 10 imagens. Serão aceites projetos em Pintura, Desenho, Escultura, Instalação, Vídeo e Performance. Marcação de entrevista quando necessário.