Curso e Oficina de Cerâmica

OFICINA DE CERÂMICA
Nível 1 | Nível 2 | Residência Artística ou Projeto | Oficina
Horário Diurno e Pós-Laboral

O programa do curso de Cerâmica tem a duração de dois anos letivos e está estruturado em três níveis e é composto por oficinas práticas e teóricas com orientação e tutoria de professores residentes na MArt e artistas convidados. No primeiro nível são leccionadas as noções fundamentais da Cerâmica, as suas técnicas e práticas e o seu enquadramento histórico.

No segundo nível promove-se a construção de um corpo de trabalho e de investigação autónomo.

A residência artística ou projeto é o terceiro nível do curso onde se explora a prática artística em contexto de atelier e a sua relação com o meio artístico e cultural. A frequência deste curso permite uma aprendizagem diversificada, aliando conhecimentos técnicos e experimentação, à História da Arte e à prática artística contemporânea.

Professores: Carlos Ribeiro, Ana Natividade, André almeida e Sousa, Cecília Costa, Francisca Carvalho, Mariana Gomes, Paulo Brighenti e artistas convidados.

Propinas:

Curso de Cerâmica: 10 mensalidades de 120,00 + 5,50 de seguro anual + 25,00 de taxa de inscrição.

Oficina com acompanhamento: 50,00 + 5,50 de seguro anual

Disciplinas:

- Cerâmica – segundas e sextas das 10h30 às 13h

- Desenho – terças das 10h30 às 13h ou das 18h30 às 20h30

- Gravura – ver pf o calendário abaixo do Projeto Criativo - A Mesa de Morandi

- Atelier livre, todos os dias úteis das 10h30 às 18h30

- Encontros com artistas convidados, quartas das 18h30 às 20h30 mensalmente ao longo do ano letivo

Programa:

Nível 1

Dedicado à aprendizagem das noções fundamentais da Cerâmica e à exploração das técnicas de vidrados, moldes e roda de oleiro problematizando a prática e a relação da cerâmica com outras disciplinas das artes visuais, como o desenho, a escultura e a gravura.

Nível 2

Os exercícios propostos incluem a análise da obra de diversos artistas, bem como de temas e uso de técnicas variadas, capacitando o aluno com o objetivo de este poder desenvolver o seu projeto pessoal.
Tutorias para o acompanhamento de trabalho, organização de portfolio e realização de projetos. Participação na exposição final.

Nível 3 - Residência Artística ou Projeto

Programa anual, destinado a artistas e estudantes de arte onde se explora a prática artística em contexto de atelier e a sua relação com o meio artístico e cultural. Promove-se o aprofundamento do trabalho autoral através de um regime intensivo de investigação prática e teórica.

Todos os projectos serão acompanhados e debatidos colectiva e individualmente em reuniões regulares com os tutores André Almeida e Sousa, Paulo Brighenti, Ana Natividade, Francisca Carvalho e outros artistas, curadores e críticos convidados. Os resultados da residência artística serão apresentados em exposições e ateliers abertos, agendados ao longo do ano lectivo, onde serão trabalhados os aspectos relacionados com produção, montagem e divulgação.

O programa inclui espaço de atelier permanente, organização de portfolio e participação nas exposições organizadas pela MArt. Os participantes têm acesso a todas as aulas incluídas nos programas de Cerâmica, Desenho e Pintura, Problemáticas da Arte Contemporânea e ainda aulas com artistas convidados. Nas aulas e oficinas de Gravura e restantes cursos nas outras disciplinas têm um desconto de 50% na propina. Os artistas residentes participam no trabalho pedagógico da escola, orientando aulas para jovens, ou nos ateliers da MArt ou em parceria com outras instituições.

A frequência é anual e pode ser renovada conforme o projeto e os objetivos do participante. O programa completo tem a duração de um ano lectivo, de 1 de Setembro a 30 de Junho. As inscrições estão abertas ao longo do ano consoante o número de vagas.

Calendário

- Técnicas de Construção – 16 de Setembro a 20 de dezembro

- Projeto Criativo - A Mesa de Morandi

Este projeto organiza-se em dois momentos de trabalho entre as oficinas de Cerâmica e de Gravura:

1ª fase

Cerâmica – 6, 10 e 13 de Janeiro

Cada participante modelará em barro figuras a partir da obra de Giorgio Morandi de modo a criar uma natureza morta.

Técnica da cerâmica - modelação

Gravura – 17, 20 e 24 de Janeiro

A partir das peças construídas na oficina de cerâmica e das gravuras de Morandi os participantes abordarão as possibilidades do desenho de linha em água-forte, as características da linha e os tipos de gradações de tonalidade.

Técnicas: água-forte e impressão a uma cor

2ª fase

Cerâmica – 27 de Janeiro e 31 de Janeiro

Depois de secas as peças serão cozidas e vidradas

Gravura – 3, 7 e 10 de Fevereiro

A partir das peças vidradas e das cores obtidas, e das aguarelas e das pinturas de Morandi serão trabalhadas, em água tinta a mancha e a impressão a várias cores.

Técnicas: água-tinta clássica, spit-bite e impressão a várias cores.

14 de Fevereiro – Exposição

- Roda de Oleiro – 17 a 21 de Fevereiro

- Vidrados – 24 de Fevereiro a 27 de Março

- Férias da Páscoa - 30 de Março a 12 de abril

- Pintura de azulejo – 13, 17 e 20 de Abril

- Elaboração de peças em barbotina – 24 e 27 de Abril e 4 de Maio

- Porcelana liquida – 8, 11 e 15 de Maio

- Raku em forno eléctrico – 23 e 30 de Maio (sábados)

- Escultura em cerâmica – 1 a 26 de Junho

- Academia de Verão – 29 de Junho a 31 de Julho

Deixe aqui a sua mensagem,

responderemos o mais rapidamente possível.