CARTAS, uma exposição MArt online

www.exposicoesmart.pt

A Mart tem o prazer de apresentar a exposição online CARTAS fruto dos trabalhos realizados pelos alunos da Academia de Desenho e Pintura e pelos artistas participantes na Residência Artística.

Todos os trabalhos presentes foram desenvolvidos durante o período da Quarentena durante o qual tivemos que nos descobrir, tateando e aos tropeções, no mundo das plataformas digitais. O ecrã passou a ser filtro e janela simultaneamente – novo espaço de composição a potenciar o “analógico”, o mundo do toque e dos materiais.

Chama-se CARTAS porque é disso mesmo que se trata – cada aula assume a forma de carta com múltiplos enunciados que fazem fazer, fazem olhar para o entorno de cada um de nós nas nossas casas e a partir daí experimentar os usos possíveis dos materiais e objectos em volta.

Desenhar, construir, pintar com o que se tem à mão, foi essa a primeira força que nos permitiu reabitar o espaço da casa, fazer recanto, abrir no confinamento uma zona de intimidade e respiração, criar uma estranha e interessante relação a três – do zoom a congregar homogeneamente as presenças ao espaço de trabalho palpável (mesa, chão, paredes, canto).

Os desenhos e pinturas aqui apresentados vêm dessa circulação – do ecrã, onde eu e os outros nos damos uns com outros – à mesa, superfície de trabalho horizontal a afunilar a atenção. A estranheza do fluxo das imagens online a formar o campo homogéneo da planura do ecrã enquanto fazemos corpo ao desenhar com as texturas dos materiais.

Em CARTAS há temas de arranque. São propostas pontuais, marcadores de tempo, mais do que exercícios. Confinamento; Autorretrato; Tempo; Alegoria da Caverna foram alguns desses temas. Importava que tivessem a ver com o momento presente, desconhecido por todos nós e por isso, intensamente vivido. Um sentido de comunhão espontânea pelo trabalho que quer dizer vivência foi possível.


PROGRAMA CARTAS

Desenvolvemos um modelo de funcionamento alternativo, adaptado ao espaço virtual.

Compreendemos o distanciamento social e, ao mesmo tempo, procuramos valorizar e potenciar este tempo necessário de isolamento.

Estamos a trabalhar a partir de casa, através da plataforma Zoom, adaptando-nos a uma nova realidade em que o tempo e o espaço se manifestam de uma maneira pouco habitual.

Propomos dois programas de participação coletiva, onde artistas residentes, alunos de todos os departamentos e professores em conjunto, irão trabalhar e refletir sobre esta nova realidade. Dois cursos para jovens e crianças e um ciclo de conversas sobre temas da atualidade e um programa de Master Classes.

Todas as propostas de trabalho têm, necessariamente,  em consideração que os participantes podem não ter acesso a um espaço de trabalho adequado nem aos materiais habitualmente utilizados.

Cartas, um programa da MArt:
Desenho, Pintura, Gravura, Cerâmica e Teoria
Online

Cartas, um programa da MArt:
Residência Artística
Online

Cartas, um programa da MArt:
Curso de Artes Visuais para Crianças
Online

Cartas, um programa da MArt:
Curso de Artes Visuais para jovens
Online
Cartas, um programa da MArt:
Conversas com artistas
Online
Cartas, um programa da MArt:
Mini Cursos
Online