Planeta MArt

A arte e as atividades criativas são um meio interdisciplinar privilegiado para desenvolver competências sociais e preparar as próximas gerações para as profissões por agora desconhecidas, num futuro com uma forte presença da componente tecnológica. Enquanto escola de domínio artístico queremos contribuir com a nossa intervenção no ensino básico, tendo como centro de decisão a melhoria das aprendizagens dos alunos, através de novas abordagens e estratégias ensaiadas na actividade artística.

Visita de estudo ao Museu Bordalo Pinheiro com os alunos da EB 2/3 Manuel da Maia
Visita de estudo ao museu bordalo pinheiro com os alunos da EB 2/3 Manuel da Maia

Pretendemos através do ensino das artes plásticas, valorizar os elementos integrantes da formação humana, promovendo a aprendizagem de competências que ultrapassam o saber cognitivo, proporcionando desafios pessoais e coletivos que contribuam para a identidade de cada indivíduo e do grupo, valorizando as tradições culturais e a contemporaneidade. Promovemos o desenvolvimento pessoal em contexto de trabalho em grupo, estimulando a criatividade através da resolução de problemas concretos que se apresentam: na elaboração de projetos, na organização de trabalho e distribuição de tarefas e na conclusão e apresentação dos mesmos. As artes plásticas são usadas neste contexto como elemento potencial significativo do processo pedagógico possibilitando a contextualização, o respeito pela diferença, a sensibilidade, a troca de experiências, o desenvolvimento da curiosidade, da imaginação e da criatividade, os conhecimentos mais dinâmicos e novas vivências.

Aula de pintura com os alunos da EB 2/3 Manuel da Maia na MArt
Aula de Desenho e Pintura com os alunos da EB 2/3 Manuel da Maia na MArt

A MArt está localizada no Pavilhão das Oficinas da EB 2/3 Manuel da Maia e participa no programa escolar de alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Santo Condestável e do 2º e do 3º ciclo da escola EB 2/3 Manuel da Maia. Estas atividades são organizadas em parceria com os professores das disciplinas de Educação Visual, de Educação e Cidadania e de Português, em regime integrado e articulado com os programa curriculares das respetivas disciplinas, dentro dos horários letivos e com a presença dos professores nas aulas. O tema deste ano letivo tem o selo da comissão do centenário do nascimento de Sophia de Melo Breyner Andersen e é transversal às disciplinas de Português, Arte e Cidadania e Educação Visual. 

Aula de cerâmica aos alunos da escola EB 2/3 Manuel da Maia na MArt
Aula de cerâmica aos alunos da escola EB 2/3 Manuel da Maia na MArt

No mesmo âmbito, a MArt celebrou em 2019 um protocolo de cooperação com a Direção-Geral da Educação, através do programa de Programa Nacional da Educação Estética e Artística, para a realização de residências artísticas intensivas com turmas do 1º ciclo em várias escolas do país em articulação com os professores das respetivas turmas. No ano lectivo 2018/2019 serão realizadas três residências artísticas: com o artista David Gonçalves no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro em Monsanto, Idanha-a-Nova; com os artistas André Almeida e Sousa e Paulo Brighenti no Agrupamento de Escolas Luís de Camões no Areeiro em Lisboa; e com o artista Carlos Ribeiro no Agrupamento de Escolas de Moura.

Apresentação publica dos trabalhos realizados na residência artística em moura com o artista carlos ribeiro e os alunos do alunos da turma 2 ano da EB dos Bombeiros do Agrupamento de escolas de Moura no Espaço INOVINTER
Apresentação publica dos trabalhos realizados na residência artística em moura com o artista carlos ribeiro e os alunos do alunos da turma 2 ano da EB dos Bombeiros do Agrupamento de escolas de Moura no Espaço INOVINTER

Todas estas escolas fazem parte do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIPE) e localizam-se “em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam. São objetivos centrais do programa a prevenção e redução do abandono escolar precoce e do absentismo, a redução da indisciplina e a promoção do sucesso educativo de todos os alunos.”

Residência artística com o artista David Gonçalves no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro em Monsanto, Idanha-a-Nova

Estas atividades são realizadas pelos professores e artistas residentes em regime de voluntariado e o material é fornecido pela MArt. As residências artísticas em regime intensivo para alunos do 1º ciclo do ensino básico contam com o apoio da Giefarte e o material é fornecido pelas câmaras municipais com a tutela das respectivas escolas.

Residência artística com o artista David Gonçalves no Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro em Monsanto, Idanha-a-Nova