Residências Artísticas
Presencial e Online

Este programa é constituído por duas residências artísticas semestrais autónomas, que podem ser frequentadas de forma independente. Cada residência semestral tem objetivos únicos no que respeita à exposição e apresentação do trabalho desenvolvido pelos participantes.

Residência artística, primeiro semestre: 3 de Setembro 2020 a 26 de Fevereiro 2021

Residência artística, segundo semestre: 2 de Março a 31 de Julho 2021

Consideram-se candidaturas nas áreas de Pintura, Desenho, Cerâmica, Gravura, Escultura, Instalação, Fotografia, Vídeo e Performance.

Durante a frequência da Residência exploramos a prática artística em contexto de atelier e incentivamos uma forte relação com o meio artístico e cultural. Promove-se o aprofundamento do trabalho autoral através de um regime intensivo de investigação prática e teórica.

Todos os projetos são acompanhados e debatidos coletiva e individualmente em reuniões regulares com os tutores permanentes: André Almeida e Sousa, Ana Natividade, Carlos Ribeiro, Cecília Costa, Francisca Carvalho, Mariana Gomes e artistas convidados. O acompanhamento será pontualmente realizado por agentes do meio artístico como curadores, galeristas, colecionadores e críticos de arte.

O programa das residências explora os aspetos relacionados com a produção, montagem e divulgação do trabalho artístico. A frequência da residência artística do primeiro semestre resulta numa exposição na Galeria Sá da Costa e na apresentação do trabalho desenvolvido nos ateliers abertos MArt. A frequência da residência artística do segundo semestre resulta numa exposição no Cemitério dos Prazeres e na apresentação do trabalho desenvolvido nos ateliers abertos MArt.

No final do ano letivo serão atribuídas bolsas de estudo para a frequência do programa das residências artísticas 2021/2022.

Os participantes das residências artísticas têm o seu próprio espaço de trabalho nos ateliers da MArt, ao qual têm acesso 24h por dia. A utilização está de acordo com as regras de segurança em vigor. Este programa inclui a frequência dos Cursos Teóricos, Academia de Desenho e Pintura, Desenho no exterior aos Sábados, Desenho de Modelo e do Curso de Cerâmica à exceção do curso de roda de oleiro. O programa é acompanhado pelo ciclo de conversas MArt online.

Considerando as circunstâncias atuais da pandemia covid 19, está previsto um programa online de substituição das atividades letivas presenciais e acompanhamento do trabalho dos participantes.

Informações: 92 754 90 92 / geral@artemart.pt

Horário de atendimento presencial: por marcação

Requisitos de candidatura: Entrevista com o coordenador pedagógico e apresentação do trabalho do candidato. As inscrições estão abertas ao longo do ano consoante o número de vagas. A frequência semestral da residência artística pode ser renovada conforme o projeto e os objetivos do participante.

Propinas 2020 / 2021: 50,00 de taxa de inscrição, 5,50 de seguro escolar e de 225,00 euros de mensalidade.  A primeira mensalidade é paga juntamente com o seguro e a taxa de inscrição. As restantes mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês. Após o dia 8 acresce 10% do valor da mensalidade.

A utilização do espaço de atelier durante o mês de Agosto tem um valor de 90,00.