No Programa Teórico/prático de Cerâmica Online iremos trabalhar os aspetos relacionados com a decoração e tratamento da superfície das peças e os timings de aplicação das diferentes técnicas a utilizar como o esgrafitado, a decoração com engobes, aplicação de selos, utilização de padrões, criação de texturas e outros. Esta fase da programação implica a realização de alguns exercícios em lastra, que serão apresentados aos alunos à quinta feira e partilhados, analisados e discutidos à terça feira.
Teremos também a oportunidade de conhecer artistas e a sua obra, cujo média é o barro com um contributo relevante para a afirmação da Cerâmica como disciplina artística. Nestas sessões serão apresentados vídeos e imagens e, sempre que possível, visionadas entrevistas filmadas. Esta será uma oportunidade para discutir múltiplos aspetos relacionados com a prática cerâmica.
Para a realização dos exercícios propostos é disponibilizado um “Kit exercício” e barro que poderão ser entregues em casa. Os custos destes materiais não estão incluídos no preço da formação.
Professor: Carlos Ribeiro
Horário: terças e quintas das 10h30 às 13h30
Propina: 120,00
1ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica do esgrafito através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
2ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Esgrafito – Materiais
Prancha de trabalho
Pano (1)
Ripas de madeira de secção quadrada de cerca de 1cm de espessura e 30 cm de comprimento
Rolo de madeira
Bandeja com água
Ferramenta riscadora ou teco cortante
Faca pequena
Esponja
Barro
Engobe
Pincel largo
Exercício
3ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de incrustação com engobe através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
4ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais
Prancha de trabalho
Pano (1)
Ripas de madeira de secção quadrada de cerca de 1cm de espessura e 30 cm de comprimento
Rolo de madeira
Bandeja com água
Ferramenta riscadora ou teco cortante
Faca pequena
Esponja
Barro
Engobe
Pincel largo
Exercício
Horário: 18 de fevereiro a 9 de Março, terças e quintas-feiras das 10h30 às 13h00
1ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de texturas e padrões através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
2ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais – execução do exercício
Prancha de trabalho
Pano (1)
Ripas de madeira de secção quadrada de cerca de 1cm de espessura e 30 cm de comprimento
Rolo de madeira
Tesoura
Bandeja com água
Faca pequena
Instrumentos diversos para desenho de padrões nos rolos (palitos, garfos, tecos variados, etc.)
Esponja
Linóleo ou material semelhante
Barro
Criação de rolos de textura
Criação de tapete texturado
Manufaturação e aplicação de selos
Criação de cabelo e pelos em figuras animais.
Exercícios
3ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de impressão de padrões em barro, através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício aos alunos.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
4ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais
Prancha de trabalho
Panos (2)
Ripas de madeira de secção quadrada de cerca de 1cm de espessura e 30 cm de comprimento
Rolo de madeira
Bandeja com água
Faca pequena
Esponja
Barro
Folha, tamanho médio, de uma planta
Exercício
5ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de esculpir texturas através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
6ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais
Prancha de trabalho
Pano (1)
Ripas de madeira de secção quadrada de cerca de 1cm de espessura e 30 cm de comprimento
Rolo de madeira
Bandeja com água
Faca pequena
Teco de arame
Esponja
Barro
Exercício
Horário: 11 a 30 de março, terças e quintas-feiras das 10h30 às 13h00.
1ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de adicionar cor ao barro através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
2ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais – execução do exercício
Prancha de trabalho
Pano (1)
Balança de precisão
Bandeja com água
Barro
Pigmentos coloridos
Sacos para guardar as pastas coloridas
Exercício
3ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de manufaturação de engobes através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
4ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais – execução do exercício
Prancha de trabalho
Pano (1)
Varinha mágica
Barro seco
Balde vazio
Recipiente com água
Exercício
5ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de manufaturação de engobes coloridos através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
6ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais – execução do exercício
Prancha de trabalho
Pano (1)
Varinha mágica
Passador malha 60
Pincel largo
Barro seco
Balde vazio
Recipiente com água
Pigmentos coloridos
Exercício
Horário: 1 a 20 de abril, terças e quintas-feiras das 10h30 às 13h00.
1ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de transferência de imagens utilizando imagens em impressora a laser através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
2ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais – execução do exercício
Prancha de trabalho
Pano (1)
Ripas de madeira de secção quadrada de cerca de 1cm de espessura e 30 cm de comprimento
Rolo de madeira
Tesoura
Papel de jornal
Imagem a transferir (impressão em impressora a toner, preto e branco)
Bandeja com água
Faca pequena
Instrumentos diversos para desenho de padrões nos rolos (palitos, garfos, tecos variados, etc.)
Esponja
Engobes
Pinceis vários
Barro
3ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da aplicação de desenhos e padrões utilizando papeis de transferência em peças chacotadas através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
4ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais – execução do exercício
Prancha de trabalho
Pano (1)
Ripas de madeira de secção quadrada de cerca de 1cm de espessura e 30 cm de comprimento
Rolo de madeira
Tesoura
Papel de transferência (com padrões impressos)
Faca pequena
Bandeja com água
Esponja
Exercício
Horário: 29 de abril a 11 de maio, terças e quintas-feiras das 10h30 às 13h00.
Horário: 13 a 25 de maio, terças e quintas-feiras das 10h30 às 13h00.
1ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de construção Kurinuki através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
2ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais – execução do exercício
Prancha de trabalho
Pano (1)
Faca pequena
Tecos vários
Esponja
Pincel médio
Barro
Exercício
3ª sessão – Apresentação, descrição e explicação da técnica de construção para a tradicional taça de chá japonesa, Chawan, através de texto, imagens e vídeos. Apresentação do exercício.
Nota: o exercício é proposto aos alunos à terça feira e apresentado, analisado e discutido à quinta feira da semana seguinte.
4ª sessão – apresentação, análise e discussão do exercício proposto.
Materiais – execução do exercício
Prancha de trabalho
Pano (1)
Faca pequena
Espátula
Garrote
Teco largo
Esponja
Pincel médio
Barro
Exercício
Horário: 27 de maio a 8 de junho, terças e quintas-feiras das 10h30 às 13h00.
Horário: 10 a 22 de junho, terças e quintas-feiras das 10h30 às 13h00.
INSCRIÇÕES E PROPINAS
Para se inscrever por favor preencha a ficha de inscrição e proceda ao pagamento da propina por transferência bancária.
1. Ficha de inscrição: https://forms.gle/kAwetbYwZnctAyno7
2. Pagamento da propina por transferência bancária: IBAN – PT50003300004544981016905
Por favor envie o comprovativo para o email contabilidade.artemart@gmail.com com a referência do nome do aluno.
O site encontra-se em processo de transição com o objetivo de informatizar o processo de inscrição e a criação de uma página pessoal onde cada participante pode assistir às aulas e gerir o seu currículo. Por este motivo, ainda não é possível realizar a inscrição através do site, sendo esta processada manualmente.
Completo este procedimento, ser-lhe-á enviado um email a comprovar a sua inscrição, bem como, os links para assistir às aulas.
Agradecemos a sua colaboração.
A equipa MArt