Conversas MArt online com Miguel Meruje
Arte Imersiva e Espaços de Invisibilidade – o cubo branco que rodeia o espectador
Quarta feira, dia 28 de abril das 18h30 às 20h
A conversa sobre arte contemporânea de Miguel Meruje consiste na apresentação e ponderação sobre obras de larga escala que ocupam por inteiro as salas de galerias e de museus. Da experiência visual às ausências com que esta arte imersiva nos interroga, ao longo deste passeio virtual teremos a oportunidade de ver a alteração dos meios utilizados — desde o papel até à intervenção no espaço físico que nos rodeia — ao significado e génese destas experiências imersivas.
O processo de evaporação da matéria física — os óleos ou o mármore convertidos em atmosferas nebulosas — deu origem a uma nova posição do espectador das artes, em que ele próprio dá visibilidade ao conteúdo. Entre o contraste e coexistência de luz e sombras, explorar-se-á a obra de artistas como Yayoi Kusama, Olafur Eliasson e James Turrell onde, por virtude da sua estranheza, o complexo passa por simples e o reverso perturba. Desde o pequeno, perceptível, à larga escala que desafia as convenções lógicas da concepção autoral de arte, a exploração que proporcionaremos pretende levantar questões quanto aos limites da arte.
Hoje sabemos que pensar a contemporaneidade em termos absolutamente reais ou irreais, verdadeiros ou falsos, não se aplica. Existe uma lógica nebulosa, que agrega irregularidades e áreas indefinidas onde se celebra a narrativa que começa com uma introdução à contemporaneidade e conclui-se com a problematização do espectador e da audiência dentro das galerias Cubo Branco.
Nota Biográfica:
Miguel Meruje completou um doutoramento Europeu em história de arte com uma tese sobre o silêncio e o vazio. Investigador externo na Université Paris-Sorbonne (Paris IV), completou um MA no Sotheby’s Institute London/University of Manchester com uma dissertação sobre a Bauhaus e graus da University of the Arts London.
Tendo feito parte do departamento de educação da Tate Modern/Tate Britain, mantém uma partipação regular em diversas disciplinas académicas e criativas, colaborando com museus, feiras e galerias globais como o Victoria & Albert Museum, Saatchi Gallery, Frieze Art Fair/Frieze Masters e revistas como Wallpaper e Arkitip. É membro integrado do grupo de investigação CASt (Contemporary Art Studies) do Instituto de História da Arte – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa.
www.miguelmeruje.com/
Participe através do zoom* ou assista em direto no nosso canal do you tube**:
* Zoom – https://us02web.zoom.us/j/87080545672?pwd=ZkJRS3REZ3Izb0J1cTlHUzljeHFtQT09
senha: conversas
** https://www.youtube.com/channel/UCUgTa4yxt6zbQ-8xIoVYMnw