Teorias e debates na arte contemporânea

Teorias e debates na arte contemporânea.

Curso de introdução às teorias e debates na arte contemporânea. 

Este curso destina-se a apresentar aos alunos interessados os temas, teorias e debates que têm vindo a desenrolar-se no contexto da arte contemporânea. 

Desde os anos 50 até à data, iremos ler, partilhar e discutir textos de diversos autores artistas, curadores, historiadores, filósofos. Tentaremos em conjunto criar uma sintomatologia e mapeamento do que se passa agora, fazendo primeiro um levantamento das condições históricas, ambientais, económicas, politicas e culturais que motivam tais debates e suas agendas secretas. Sendo o momento presente nebuloso, este curso incidirá nas possíveis saídas, isto é, nos pontos de conflito e paradoxos. 

Professora: Francisca Carvalho

Horário: quintas das 17h às 19h

Propinas: 25,00 de taxa de inscrição + 5,50 de seguro escolar + 70,00 de mensalidade

Programa:

  • Ponto de situação (2 horas cada aula): 
  • A Sociedade do Espectáculo: Guy Debord; (1ª, 2ª aulas)
  • A industrialização e pós industrialização: Jonathan Crary; (3ª, 4ª aulas) 
  • “Post modernism or the cultural logic of late capitalism”: Frederic Jameson; (5ª e 6ª aulas)
  • The post antropocene: Benjamin H Bratton; (7ª e 8ª aulas)
  • Usos da imagem e percepção (2 horas cada aula):
  • “In Defense of the poor image”: Hito Steyerl; (9ª, 10ª aulas)
  • “Burn the Diaries”: Moyra Davey; (11ª, 12ª aulas) 
  • “Transindividuation”: Bernard Stiegler e Irit Rogoff; (13ª, 14ª aulas)
  • “The eyes of the Skin”: Jahanus Pallasmaa; (15ª, 16ª aulas) 
  • Estratégias de trabalho / healthy strategies (2 horas cada aula):
  •  “Ten rules for students and teachers” de John Cage adaptado do texto de Sister Corita Kent + “Introdução: Rizoma” de Gilles Deleuze e Felix Guattari + “Obliqúe Strategies” de Brian Eno: formas de organização sintrópicas e inclusivas. (17ª, 18ª aulas)  
  • “Meaningless work” de Walter de Maria + “Le paradoxe de l’ecrivan” Marguerite Yourcenar: textura, sentido e sinestesia. (19ª, 20ª aulas)
  • “Jean Renoir Parle de son art” visionamento da entrevista de Jacques Rivette a Jean Renoir + introdução à leitura “The book of five rings” de Miyamoto Musashi: fluxo e ritmo. (21ª, 22ª aulas)